sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Detalhar, com diálogo, nosso futuro imediato

por Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André

A democracia brasileira se confirma a cada dois anos. Nas eleições municipais, temos a oportunidade de interferir com nosso título eleitoral dos destinos de nossas escolas, postos de saúde, iluminação pública, investimentos em moradia e o que pode ser feito para melhorar a segurança pública.
Nas eleições para presidente da República e para governadores, deputados federais e estaduais e senadores, temos como confirmar nossas vontades para o futuro do nosso País, que passa necessariamente pelos locais em que vivemos, mas que também devem ser resolvidos no plano federal, ou seja, as políticas de distribuição de renda, de valorização do salario mínimo e do Fim do Fator Previdenciário, por exemplo.
Mas tanto a nível federal como no municipal a gente só pode organizar as mudanças através de nossa participação política a partir do detalhamento do que queremos e do que é possível conseguir.
Antecipar o detalhamento do que precisamos socialmente nos ajuda a comprometer os candidatos antes, durante e após suas campanhas políticas. E, neste caso, nosso voto se torna cada vez mais consciente porque só vamos escolher o candidato ou candidata que se alinha com o que queremos. E com votos mais conscientes vamos, claro, melhorar nossa democracia.
É para ajudar nossa cidadania a criar as condições básicas para avançarmos conscientes para as próximas eleições, o PDT de Santo André inicia a partir da próxima semana a discussão de sua proposta de Programa de Governo, a partir dos seguintes pontos:
1. Universidade Federal do Grande ABC – vamos estimular o debate em torno da conquista que a universidade significa para os jovens, trabalhadores, lideranças políticas e empresariais das cidades do Grande ABC;
2. Inclusão social do jovem e do adolescente – Vamos mobilizar candidatos e lideranças empresariais, políticas e sindicais para que criarmos políticas públicas para proteger econômica e socialmente nossos jovens que, atualmente, estão desamparados e obrigados a buscar quaisquer tipos de ocupação, porque lhes faltam empregos e oportunidades;
3. Bilhete único – Integrar todo o sistema de transporte da região em torno do Bilhete Único;
4. Pólo tecnológico – Estimular políticas públicas para integrar todas os avanços econômicos, intelectuais e sociais que já conquistamos na região, para consolidar o pólo tecnológico que nos permita aproveitar as oportunidades deste Século 21, em torno da tecnologia de ponta;
5. Choque administrativo na Saúde – Infelizmente, em Santo André estão brincando com nossa saúde. Faltam seriedade e investimentos com competência. Nossa administração atual está doente e só vai ser curada com um choque de votação para conseguirmos gerenciar com seriedade os recursos da saúde. Necessários, principalmente, para salvar vidas e garantir bem-estar para a população mais necessitada.
6. Segurança Pública – integrar as ações das prefeituras e das guardas civis metropolitanas com as ações da Secretaria de Segurança Pública do Estado e com a Polícia Federal para melhorar o desempenho das ações a favor da segurança nos bairros e municípios da região;
7. Moradia – Organizar e combinar os investimentos das prefeituras, do governo do Estado e do Minha Casa Minha Vida para agilizar a urbanização das comunidades, das favelas e cortiços e acelerar a construção de novas moradias para os cidadãos que hoje são obrigados a gastar grande parte de suas rendas com aluguéis.
Venha discutir o Programa de Governo do PDT. Suas idéias serão determinantes para melhorar as políticas públicas adotadas por aqueles que pretendem nos governar. Desde já. Porque assim como a nossa vida, a democracia precisa ser ajustada todos os dias, através do diálogo e da troca de ideias permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário