quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Transferir o conhecimento da UFABC para nossas comunidades

Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André
Na semana passada, iniciamos um debate para motivar e mobilizar as lideranças políticas e sociais de Santo André e do Grande ABC para se criar uma agenda mínima em torno da qual vamos ajustar o nosso voto nas eleições do ano que vem.
O primeiro tema é a Universidade Federal do ABC (UFABC). Mais do que ter uma universidade em nossa região é importante que saibamos integrar esse centro de saber à nossa cidadania.
Em vez de tratar a universidade como um local para onde mandamos nossos filhos, é muito importante que aprendamos a aprender com os professores e alunos da escola, nas suas mais variadas disciplinas. Para tanto, é preciso assumir a escola como nossa referência do saber.
No site da UFABC ficamos sabendo que: “A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia - elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.”
E continua: “O compromisso principal com a sociedade é recuperar a apreciação pelo conhecimento científico e revelar a beleza inerente aos mistérios da natureza, ocultos em um objeto matemático. A pretensão dessa iniciativa é demonstrar que conhecimento não deve ser vinculado apenas a demandas de mercado sazonais, mas, acima de tudo, à evolução e iluminação do espírito humano.”
Existe, portanto, a disposição de se integrar o saber universal que ali é produzido com nossa comunidade. Mas se nós, enquanto organizações populares, sindicatos e partidos políticos não criarmos a interação necessária com o conhecimento que é continuamente produzido, teremos uma belíssima universidade desconectada da nossa realidade.
E quem precisa do saber para melhorar nossas vidas e dos nossos filhos somos nós. Por isso, vamos sim estimular nossos jovens a ingressarem na UFABC. Mas vamos também procurar os dirigentes da universidade para transferirmos conhecimento para nossas comunidades.
Pois enquanto existir crianças morrendo de doenças que poderiam ser evitadas por uma informação adequada, ou homens e mulheres sofrendo em ambientes insalubres, por exemplo, significa que não estamos assimilando a visão crítica que só o saber produzido por uma universidade do porte da UFABC tem condições de transferir para nossas organizações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário